sexta-feira, 2 de maio de 2014

Vacinação contra febre aftosa começa nesta quinta, em Pernambuco

Vacinação contra febre aftosa começa nesta quinta, em Pernambuco

Primeira etapa da campanha vai até o dia 31 de maio.
Adagro espera imunizar mais de 90% do rebanho pernambucano.


Febre aftosa Marica (Foto: Divulgação/Secom Maricá) 
Primeira etapa da campanha de vacinação contra
febre aftosa vai até 31 de maio, em Pernambuco

A primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa começa nesta quinta-feira (1º) e vai até o dia 31 de maio. A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado (Adagro) espera imunizar mais de 90% do rebanho pernambucano, que hoje é formado por pouco mais de 2 milhões de cabeças.
O produtor deverá adquirir a vacina, que custa em média R$ 1,70, nas casas agropecuárias e declarar a vacinação nos escritórios da Adagro. A vacina deve ser conservada em gelo para evitar o estresse dos animais, e aplicada nas horas mais frias do dia, pela manhã ou no fim da tarde. A agência lembra que animais recém-nascidos também devem ser imunizados.
O criador que não vacina fica impedido de tirar a Guia de Trânsito Animal (GTA) e não pode se cadastrar em programas do governo, além de pagar multa de no mínimo R$ 60.
No dia 29 de maio, Pernambuco receberá a certificação internacional de área livre de febre aftosa com vacinação. A genética local, que sempre  foi reconhecida por sua potencialidade, ficará mais acessível a outros estados e países, pois a realização da quarentena seguida da sorologia não será mais necessária, barateando os custos desse tipo de negociação. Até o trânsito dos animais será ampliado pois, para transitar entre os estados de mesmo status sanitário, só é necessária a GTA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário