quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Trabalhadores da Educação e Saúde estão em greve há 30 dias por desrespeito a direitos constitucionais;

Velório simbólico de prefeito de Palmeira dos Índios é realizado dentro da prefeitura.

 

   Trabalhadores da Educação e Saúde estão em greve há 30 dias por desrespeito a direitos constitucionais; vereadores se escondem de sindicato e sugerem negociação que já foi descumprida várias vezes

 

As manifestações em Palmeira dos Índios agora são diárias por parte dos servidores da educação e saúde. Mudando um pouco a rota das passeatas - antes o destino era a prefeitura -, os trabalhadores ontem (13) se mobilizaram defronte a Câmara Municipal para cobrar medidas enérgicas contra o gestor municipal que desrespeita, sem qualquer cerimônia, direitos constitucionais retirados do servidor da saúde e educação.
Alguns vereadores - da base aliada ao prefeito - desconversam nas redes sociais, quando não ignoram o movimento. Alguns chegam a dizer que estão tentando "encaixar" uma negociação, que já foi descumprida várias vezes pelo gestor municipal. Outros "mandam" os servidores procurá-los no "gabinete". Uma total falta de respeito dos "representantes do povo" para com seus representados. Talvez por isso, o movimento paredista tenha mudado o foco das manifestações desde segunda.
Hoje (14) pela manhã, os servidores voltaram a ocupar o prédio da prefeitura municipal para tentar a negociação com o prefeito James Ribeiro (PSDB) que mais uma vez não estava na sede da municipalidade.
"Temos uma pauta extensa de reivindicações desde 2010 e nada é atendido, nem ele nos chama para conversar", disse Reliete Ramos, líder sindical.
Sem sucesso e sem encontrar o prefeito, os servidores resolveram realizar o velório de James Ribeiro (PSDB) dentro do salão principal da prefeitura, onde fica afixada a galeria com as fotografias de todos os prefeitos palmeirenses.

Um mês de greve
Prestes a completar 30 dias de greve, período jamais visto na história do município de Palmeira dos Índios, os servidores da educação e saúde, se mobilizam pelas ruas da cidade com palavras de ordem, e desta feita realizam o velório/enterro simbólico do prefeito James Ribeiro, que não deseja abrir mão para atender as reivindicações dos servidores públicos municipais.
Os trabalhadores da Saúde, Assistência Social e Educação não aguentam mais a atual situação de caos e descaso. Os salários são pagos, em média, com um mês de atraso. Alegam que estão há três anos sem qualquer tipo de reajuste salarial. Há mais de quatro anos que cobram um calendário de pagamento fixo para receberem os salários, e nada. Por tudo isso e muito mais, estraram em greve, já que não aguenta mais o arrocho salarial.

Dinheiro em caixa
Sabe-se que o problema não é dinheiro, já que em meio as manifestações, o prefeito James Ribeiro (PSDB) tentou criar 212 cargos em comissão, um verdadeiro “trem da alegria” para oferecer aos apaniguados e afilhados políticos. Contudo seu intento foi barrado pela justiça em ação do Ministério Público estadual, que enxergou o aumento de despesas no município, em que o prefeito diz “passar dificuldade.
Outro fato que irrita a classe trabalhadora se dá pela quebra de acordo realizada em 8 de abril, entre a categoria e representantes do governo, cuja ata de reunião foi também assinada por vereadores da bancada de apoio e oposição, que testemunharam as promessas da prefeitura, como o líder governista Julio César (PSDB), a vereadora Marta Gaia (PSDB), Sheila Duarte (PT) e Márcio Henrique (PPS). Ficou previsto na ata que as reivindicações dos servidores seriam atendidas e um estudo de viabilização seria concluído pelas secretarias de Administração e Saúde, representadas na reunião por seus titulares Aerton Lessa e Verônica Medeiros.

Desconto ilegal
Para piorar a situação, a greve que é legal – teve uma reprimenda da prefeitura, que cortou parte dos salários dos trabalhadores que aderiram a greve, o que vai contrariamente a legislação. Um manifestante indignado disse: “Descontar a falta dos trabalhadores da Saúde e Educação sem que um juiz decrete a ilegalidade da greve é o fim da democracia e para completar estão querendo responsabilizar os trabalhadores da saúde pelo quadro de diarreia e morte no Município! É uma falta respeito! De quem é a culpa? Todos sabem!
Não admitiremos que nos culpem com o que foge de nossa competência! Acho que querem acabar com a greve na marra sem que o trabalhador adquira seus direitos!

Velório e enterro simbólico
“Não temos as mínimas condições de trabalho. Os postos de Saúde da Família funcionam em situação altamente precária: faltam médicos, faltam medicamentos básicos e de uso contínuo, falta material de expediente para os procedimentos dos profissionais da Saúde. Os aparelhos de esterilização estão quebrados, diversos postos não têm sequer água, resultando que os profissionais de odontologia vão aos postos e não têm como trabalhar”, desabafou um dos sindicalistas. Na Educação - relatou outro manifestante - “existe um verdadeiro sucateamento da rede municipal, com escolas em péssimas condições e precarização do trabalho dos professores e funcionários”. No término da passeata, os manifestantes se concentraram defronte ao prédio da prefeitura municipal, na Praça da Independência, onde realizaram o “enterro simbólico” do prefeito James Ribeiro (PSDB).

Reivindicações
Entre as reivindicações dos trabalhadores da educação, estão o reajuste salarial de 12%, fixação da sua data-base em março e 1/3 da hora-atividade. Além da questão salarial, os docentes também exigem a reforma do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCs) e a implantação da gestão democrática. A presidente do Núcleo do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinteal), afirmou que “professores e funcionários estão insatisfeitos com a forma que estão sendo tratados”. “Isso tudo é pela valorização do profissional; ninguém aceita um reajuste de 0% como voltaram a oferecer na reunião de quinta-feira passada”. Na saúde, os trabalhadores reivindicam, além da questão salarial, melhores condições de trabalho e um calendário fixo para pagamento dos salários. A presidente do Núcleo Regional do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (SINDPREV) do município, Reliete Ramos, a categoria está há três anos, sem qualquer tipo de reajuste salarial.

fonte:Redação com Tribuna do Sertão

Dannilo teve audiência com o Ministro Fernando Bezerra Coelho


Dannilo teve audiência com o Ministro Fernando Bezerra Coelho

Geral




Em Brasília, Prefeito busca obras

Desde a última terça-feira(13), o Prefeito Dannilo Godoy encontra-se em Brasília-DF, onde tem uma série de compromissos, buscando obras e recursos para o município.

No dia de ontem, quarta-feria(14), Dannilo teve audiência com o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. Acompanharam o Prefeito o ex-Dep. Federal André de Paula e o Secretário de Infraestrutura de Bom Conselho, Rogério Ricardo.

No encontro, o Prefeito Dannilo entregou ao Ministro o Projeto da Adutora do Cinturão Verde, que atenderá mais de 16 sítios em uma região sempre castigada pela seca. Sempre buscando o máximo em obras para sua cidade, Dannilo também entregou o Projeto do Complemento da Adutora do Logradouro dos Leões, que quando concluída, fará chegar água tratada há mais regiões do sertão bomconselhense. A aquisição de cisternas e poços artesianos também foi assunto na reunião.

"Estamos na Capital Federal buscando atender os anseios da população da nossa cidade. As viagens que fazemos à Brasília são fundamentais para que consigamos transformar em realidade os nossos projetos. Com a ajuda de Deus e os esforços de todos vamos realizar e inaugurar as obras que buscamos para levar alegrias à Nossa Gente. Temos a expectativa de realizar muitas obras em nossa cidade e não mediremos esforços para que isso aconteça". Declara Dannilo Godoy.

PADRE É ENCONTRADO ENFORCADO EM RODOVIA !

Padre é encontrado enforcado em margem de rodovia no Piauí


O padre Lauro de Deus Nogueira Sobrinho, 47 anos, relações públicas da igreja católica do Piauí, foi encontrado morto no final da tarde desta quarta-feira (14) no município de Barro Duro ( cerca de 90km de Teresina, capital piauiense). Seu corpo foi achado pendurado em uma árvore, numa situação de enforcamento, a 19km da sede da cidade. A Polícia Civil trabalha com hipótese de suicídio, mas não descarta homicídio.

“Ainda é precipitado afirmar qualquer coisa. A princípio não há sinais de violência ou lutas e não levaram nada”, informou o delegado do município, Emerson Almeida, que apura o caso.

Seu veículo, um Siena de cor azul, estava próximo ao local. O veículo foi encontrado aberto e com a chave na ignição. A Polícia informou que técnicos da Eletrobras Piauí passavam pela região e localizaram o corpo.

A Polícia Civil instaurou inquérito para investigar o caso. O corpo e o local onde o religioso foi encontrado, por volta das 17h, passam por perícia. Como o município não tem peritos, a polícia teve que esperar cerca de 2h para liberação do corpo.

O delegado Emerson Almeida informou que a partir de amanhã vai ouvir as pessoas ligadas ao pároco como de quem esteve nas redondezas da localidade onde o corpo foi encontrado. 

A morte do padre Lauro chocou a capital piauiense, onde era conhecido. O pároco, recentemente, participava de um concurso na internet para gravação de um clipe. Ele estava em sexto lugar na eleição da "Atração Católica", promovido pelo Fé&Som, um site de divulgação de música gospel.

Até a edição da matéria, o corpo não havia chegado em Teresina para o velório. A Arquidiocese da capital piauiense prepara nota para ser divulgado na noite desta quarta-feira. Segundo amigos, padre Lauro não tinha perfil de suicida e faltou missa marcada para esta quarta-feira, situação que era raridade na sua vida missionária.