quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) pode punir a Portuguesa pela escalação irregular do meia Heverton, na última rodada.

Como já é praxe no futebol brasileiro, mais uma vez os tribunais podem ser decisivos para as equipes e alterar a classificação do Nacional. Agora, após o fim do Brasileiro, três julgamentos irão ocorrer e podem mudar completamente a tabela.

O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) pode punir a Portuguesa pela escalação irregular do meia Heverton, na última rodada. O clube paulista pode ser punido com a perda de quatro pontos, fato que tiraria o Fluminense das quatro últimas posições.

Heverton foi suspenso pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva)  na sexta-feira por dois jogos após ser expulso contra o Bahia ao término da partida. Ele já havia cumprido um jogo contra a Ponte Preta, mas entrou em campo no domingo contra o Grêmio, aos 32min do segundo tempo. Caso o tribunal acate e julgue procedente a denúncia, a Portuguesa perderia três pontos pelo erro e mais o ponto (um) da partida em questão – empate por 0 a 0.

Outro rebaixado que tenta mudar sua situação pelos tribunais é o Vasco. A diretoria deve recorrer nesta quarta-feira ao STJD para tentar ganhar os pontos da partida contra o Atlético-PR e, com isso, anular o rebaixamento no Campeonato Brasileiro.

O clube alega que o tempo de paralisação por causa da briga generalizada nas arquibancadas da Arena Joinville foi superior ao que determina o regulamento. Mas, agora, a estratégia é apontar falta de segurança.

Se obtiver sucesso, o time cruzmaltino ganha três pontos, enquanto a equipe paranaense perde os três que conseguiu pelo triunfo. Caso isso ocorra, a equipe de Curitiba cairia para a quarta colocação, que hoje é ocupada pelo Botafogo e não dá vaga garantida para a Libertadores da América. O quarto lugar do Nacional só vai disputar o torneio sul-americano, em sua fase preliminar, se a Ponte Preta perder a final da Sul-Americana para o Lanus, da Argentina, na quarta.

Outro jogador suspenso na sexta-feira que atuou no fim de semana foi André Santos, do Flamengo. O jogador foi julgado pela expulsão na final da Copa do Brasil e pegou um jogo de gancho. O caso também será analisado pelo STJD e é similar ao da Portuguesa: caso seja punido, o time rubro-negro perde quatro pontos.

No cenário mais improvável, em que todos os três julgamentos modifiquem o que ocorreu em campo, o Flamengo seria rebaixado junto com a Portuguesa, enquanto Vasco e Fluminense sejam salvos.

Para essa situação ocorrer, Flamengo e Portuguesa teriam que ser punidos com a perda de quatro pontos, e o Vasco ficar com os três pontos da partida contra o Atlético-PR, que ficaria sem a vitória e perderia a vaga direta para a Libertadores.

VEJA A CLASSIFICAÇÃO SE AS TRÊS PARTIDAS TIVERAM PONTUAÇÃO MODIFICADA