sexta-feira, 29 de março de 2013

ALGUMAS CURIOSIDADE DA SEMANA SANTA


 ALGUMAS CURIOSIDADE DA SEMANA SANTA 



O que significa a Páscoa para os cristãos?
Padre André: A Páscoa é a maior festa cristã, porque celebra a passagem do Cristo, que morre pelos nossos pecados e ressuscita ao terceiro dia, dando-nos a graça de acreditarmos, pela fé, na esperança de ressuscitar como Ele ressuscitou ao terceiro dia.

Outra prática comum no Sábado Santo é acender o Círio Pascal. O que isso representa?

Padre André: O Círio Pascal representa a luz de Cristo, que se manifesta nas trevas. É colocado o fogo novo no Círio, que vai se manifestar nas trevas e dissipá-la, porque o Cristo ressuscita e se manifesta na Sua luz e na Sua glória.


A malhação do Judas, que acontece do Sábado Santo, é um ato cristão?
Padre André: Não é uma prática cristã, porque nós cristãos acreditamos no amor e na misericórdia. Jesus fala, na Palavra, que Ele veio para nos salvar, não para nos condenar. Então, nem a Igreja nem nós podemos julgar a pessoa de Judas, quanto mais malhá-lo. Esse ato não tem nada a ver com a Igreja, porque o Senhor nos ensina a caridade, a vencer o mal com o bem. Ele [ato de malhar Judas] não é apoiado nem incentivado pela Igreja, pois vem das pessoas que não têm conhecimento da fé e não praticam o Catolicismo.


Por que não há Missa na Sexta-feira Santa?
Padre André: Na Sexta-feira Santa não há Missa, porque é um dia antilitúrgico. O altar é desnudado para se refletir sobre a Morte de Cristo, sobre Sua passagem na cruz. Nesse dia há apenas a celebração da Paixão de Cristo, na qual vai haver um momento da celebração da Palavra, da adoração da cruz e da comunhão, a qual já é consagrada um dia antes (na Sexta-feira não há o ato da consagração). A comunhão é dada somente nessa celebração; fora dela, apenas para as pessoas que se encontram em limitação por doença e não podem participar dela [celebração] é que podem recebê-la.



O que é a Procissão do Encontro?
Padre André: Ela acontece em vários locais como uma tradição, uma cultura devocional do povo, que também é chamada, em alguns lugares, de Procissão dos Passos. Algumas pessoas vêm em procissão seguindo Nossa Senhora, enquanto outras seguem Jesus. Nesse encontro, Mãe e Filho refletem as dores pelas quais vão ter de passar. Ela é aquela que vai viver tudo unida ao mesmo amor essa realidade de Cristo. É em razão desse encontro que a Santíssima Virgem recebe o título de Nossa Senhora das Dores.
 O hábito de colocar moedas no caixão de Nosso Senhor morto [comum em cidades do interior] é superstição ou uma tradição católica?
Padre André: A procissão é uma tradição popular da Igreja Católica, na qual existe uma devoção pelo Cristo morto, mas as moedas não são uma tradição. A Igreja não tem isso como uma devoção nem incentiva as pessoas a jogá-las sobre o caixão. É uma manifestação do povo no sentido de reconhecer o Cristo e querer ofertá-lo. No entanto, a Igreja não reconhece essa prática [de jogar moedas no caixão] durante essa cerimônia.

Durante a Procissão, ouve-se o toque da matraca. O que esse som representa?
Padre André: A matraca representa a questão do sofrimento de Cristo. Como na Ressurreição é tocado o sino, na Sexta e no Sábado Santo há um momento de profunda reflexão da Morte e do sofrimento de Cristo. Nesse momento, é tocada a matraca para não tirar o sentido do silêncio. O sino é muito vibrante, já a matraca tem um som mais seco. Isso quer dizer que, com aquelas batidas, as pessoas vão refletir o significado do sofrimento da flagelação de Jesus.