segunda-feira, 15 de abril de 2013

Incêndio deixa mais de 160 mil pessoas sem água em Alagoas


Incêndio deixa mais de 160 mil pessoas sem água em Alagoas


Um incêndio no quadro de comando do Sistema de Captação do Salgado na madrugada desta segunda-feira (15), no município de Delmiro Gouveia, provocou a interrupção no abastecimento de água em pelo menos seis cidades do Sertão. O detalhe é que o acidente, que danificou a parte elétrica da rede de abastecimento, contribui apenas para agravar ainda mais o problema da seca nos municípios.
De acordo com a Casal, técnicos trabalham desde o início da manhã para restabelecer os equipamentos danificados, no entanto, a previsão é de que apenas o município de Delmiro Gouveia tenha o abastecimento restabelecido ainda nesta segunda, já no final do dia. Segundo a estatal, o fornecimento de água para as cidades de Água Branca, Inhapi, Canapi, Pariconha e Mata Grande só deve ser normalizado na terça-feira (16).
As seis cidades, aliás, estavam na lista publicada pelo governo, no Diário Oficial, no início do ano, que alertava para a situação de emergência em 37 cidades atingidas pela seca em Alagoas.Governo decreta emergência em 37 cidades afetadas pela seca em Alagoas
Em Murici, no entanto, onde duas bombas amanheceram queimadas, o problema da falta d’água é ainda maior. A companhia prevê que a situação apenas seja solucionada na próxima quinta-feira (18). Enquanto isso, a Casal afirmou que um carro-pipa está sendo enviado ao município para amenizar o “clima de seca”.
De acordo com dados do último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os dois problemas atingem uma população de 164.293 alagoanos.