quinta-feira, 4 de julho de 2013

Artistas pedem no Senado regime de urgência para projeto sobre direitos autorais

Artistas pedem no Senado regime de urgência para projeto sobre direitos autorais.

Roberto Carlos, Caetano e outros artistas foram ao Senado pedir aprovação do projeto.
 
Roberto Carlos, Caetano e outros artistas foram ao Senado pedir aprovação do projeto 

  
Roberto Carlos, Caetano Veloso, Erasmo Carlos, Lenine, Fernanda Abreu, Nando Reis, Alexandre Pires, Rogério Fausine, Roberta Miranda, Leone, Otto, Gaby Amarantos, Fafá de Belém e dezenas de outros artistas foram recebidos na tarde desta quarta (3), pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).
Eles foram a Brasília para pedir regime de urgência na votação do projeto de lei 129, que muda as regras de arrecadação dos direitos autorais e interfere no funcionamento do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad).
Após uma reunião dos artistas com os líderes do Senado e ainda com a produtora cultural Paula Lavigne, ficou acordado, acatada a demanda da classe artística, que a matéria seria levada a votação ainda na noite desta quarta-feira. A matéria foi aprovada pela manhã na Comissão de Constituição, Justiça, e Cidadania. Com relatoria do senador Humberto Costa, o projeto é resultado da CPI realizada em 2012, que investigou supostas irregularidades na arrecadação e distribuição de direitos por execução de músicas por parte do órgão.
A produtora Paula Lavigne explicou ao presidente Renan Calheiros que a princípio muitos artistas de renome haviam se manifestado contra o projeto. "Contudo, depois de vários ajustes e reuniões com artistas, produtores e parlamentares chegamos a um acordo sobre a questão dos direitos autorais da classe artística brasileira", informou Paula Lavigne. De acordo com ela, a presença de alguns dos mais renomados artistas no Senado comprova a importância da aprovação da matéria para a classe.