Rompimento de adutora em Campo Grande, no Rio, inunda casas e arrasta carros

  • Genilson Araújo/Agência O Globo
    Homens observam estragos feitos pela água após o rompimento da adutora Homens observam estragos feitos pela água após o rompimento da adutora
O rompimento de uma adutora da Companhia Estadual de Água e Esgoto (Cedae) na estrada do Mendanha, em Campo Grande (zona oeste do Rio), na manhã desta terça-feira (30), alagou casas, arrancou telhados e arrastou carros.
Uma criança foi encaminhada para o hospital Rocha Faria, na região, após engolir água.  De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a água chegou a dois metros de altura. Quatro carros da corporação e duas ambulâncias foram encaminhados ao local --ainda há relatoros de moradores ilhados nas casas.
O rompimento ocorreu na altura do número 4.500 da rodovia, e a estrada do Medanha, que liga o bairro à avenida Brasil, foi interditada no trecho.
Segundo a Cedae, uma equipe de manutenção foi enviada ao local e fechou os registros do tubo. "A água já está parando de fluir. Assim que o local estiver seco nós vamos inspecionar o buraco para saber o que provocou o rompimento", informou a assessoria de imprensa do órgão. "Técnicos também avaliam os danos provocados para o pagamento de indenizações".
De acordo com a companhia, não haverá desabastecimento de água no local. O fornecimento de energia elétrica foi cortado para evitar acidentes.
Em entrevista à Globo News, o especialista em gerenciamento de risco Moacyr Duarte disse que "é preciso se atentar para o deslocamento de terra que é causado pelo alagamento. Evitar consequências mais graves é a maior preocupação do Corpo de Bombeiros no momento, dado o número de moradores ainda ilhados nas casas".