quinta-feira, 15 de maio de 2014

Avião com alagoanos freia emergencialmente para evitar colisão

Avião com alagoanos freia emergencialmente para evitar colisão

Piloto da Azul relata que, no momento da decolagem, outra aeronave cruzava a mesma rota no aeroporto de Aracaju


Perfil de Luciano Cabral no Facebook (Crédito: Reprodução)
Perfil de Luciano Cabral no Facebook (Crédito: Reprodução)
O sistema anticolisão e a habilidade do piloto evitaram uma tragédia no Aeroporto de Aracaju, no estado de Sergipe, no início da tarde desta quarta-feira (14). O voo AD 4101 da companhia Azul, que fazia o trajeto Aracaju/Campinas com escala em Maceió, teve que fazer uma frenagem de emergência no precedimento de decolagem.Isso porque uma outra aeronave cruzava na mesma rota.
Segundo o vice-presidente da Federação Internacional de Desportos Universitários, o alagoano Luciano Cabral, que estava a bordo, hoje "o dia é de orações e agradecimentos". Em seu perfil, numa rede social, o dirigente publicou o alívio de todos por tudo terminar bem, e o vídeo com a explicação do piloto sobre o fato.
De acordo com o piloto, a companhia aérea vai solicitar a fita do procedimento para investigação."Nós abortamos a decolagem ao meio-dia e vinte nove. Portanto, temos que aguardar até uma e vinte e nove para o pessoal de engenharia dar uma olhada em nossas rodas e sistema de freios, e nos liberararem", disse o comandante.
Fato corriqueiro
Ainda de acordo com o piloto, ao ser informado pelo pessoal da manutenção, o fato vem ocorrendo no aeroporto de Aracaju várias vezes.
A Redação do TNH1 entrou em contato com a Assessoria da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) que não sabia do fato, e nos encaminhou para a Assessoria da Aeronáutica.
A Assessoria da Aeronáutica pediu que nossa redação enviasse um e-mail para que os questionamentos fossem levantados e respondidos. Até o fechamento da matéria não houve retorno.
Já a companhia Azul nos informou dois números de telefone da assessoria, mas não completavam as ligações até a publicação da matéria.  .