segunda-feira, 28 de abril de 2014

Anvisa e Fiocruz debatem sistema de rastreamento de remédios.

Anvisa e Fiocruz debatem sistema de rastreamento de remédios.




A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Bio-Manguinhos (Fiocruz) promoveram hoje (28), no Rio de janeiro, debate sobre a implantação da Resolução 54, que trata do sistema de rastreamento de medicamentos produzidos no país. O sistema prevê o uso de número de identificação nas embalagens e de código de barras.
O sistema, que deverá ser implantado em três anos, permitirá acompanhar a trajetória do medicamento, da produção à venda. No debate, o diretor da Bio-Manguinhos, Arthur Roberto Couto, admitiu que a implementação implicará em custos adicionais para os laboratórios públicos e privados, mas dará maior segurança ao usuário quanto à qualidade dos remédios vendidos no país.
"É claro que essas alterações implicarão em custos adicionais aos laboratórios públicos e privados, mas creio que os investimentos em um primeiro momento terão que ser absorvidos pelos fabricantes.Mas esse [o rastreamento] é hoje uma tendência mundial”, disse. “O consumidor terá a garantia de que o produto que chega na ponta da cadeia, no atacado, realmente passou por um rigoroso controle de qualidade e poderá ser rastreado da fábrica às prateleiras das farmácias. E isto garantirá que o produto tem qualidade, que não foi falsificado, roubado ou comercializado de forma inadequada”, acrescentou.
A resolução da Anvisa estabelece que as embalagens dos medicamentos deverão ter um código bidimensional. Em um período de dois anos, cada empresa farmacêutica apresentará um relatório de rastreabilidade completo de pelos menos três lotes dos medicamentos produzidos. Para garantir a implementação, será criado um comitê técnico de acompanhamento.

Cerca de 50 múmias são descobertas no Vale dos Reis do Egito

Cerca de 50 múmias são descobertas no Vale dos Reis do Egito


Descoberta foi feita por uma equipe suíça da Universidade da Basileia (Crédito: Reprodução AFP)
Descoberta foi feita por uma equipe suíça da Universidade da Basileia (Crédito: Reprodução AFP)
Os restos de cerca de 50 múmias foram encontrados em uma tumba no Vale dos Reis em Luxor, no Egito. A descoberta foi anunciada pelo ministro de Antiguidades, Mohamed Ibrahim, nesta segunda-feira. Entre as múmias há bebês recém-nascidos.
As múmias pertenceriam à 18ª, 19ª e 20ª dinastias egípcias, que governaram entre cerca de 1567 e 1085 a. C.
"Caixões de madeira e máscaras mortuárias foram encontradas ao lado dos corpos, datados provavelmente do período do Império Novo", disse Ibrahim, segundo a agência de notícias estatal Mena, fazendo referência às 18ª, 19ª e 20ª dinastias egípcias, que governaram entre cerca de 1567 e 1085 a. C.
A descoberta foi feita por uma equipe suíça da Universidade da Basileia, trabalhando em parceria com o governo egípcio.

Tiroteio no Morro do Chapadão, no Rio, deixa um morto, diz PM

Tiroteio no Morro do Chapadão, no Rio, deixa um morto, diz PM

Moradores protestaram e atearam fogo em cinco ônibus.
Ate as 18h30 não havia informação sobre feridos.

o
Protesto no Morro do Chapadão, em Costa Barros, após morte de um jovem (Foto: Reprodução/ TV Globo)Protesto no Morro do Chapadão, em Costa Barros, após morte de um jovem (Foto: Reprodução/ TV Globo)








     Um jovem, de 17 anos, morreu baleado durante confronto entre PMs e criminosos no Morro do Chapadão, em Costa Barros, Zona Norte do Rio, na tarde desta segunda-feira (28). De acordo com a PM, a vítima foi baleada e morreu. O confronto aconteceu após uma operação na comunidade para coibir o tráfico de drogas e roubo de veículos.
 
De acordo com o delegado-titular da 39ª DP (Pavuna), Luiz Alberto Cunha, o menor baleado tinha envolvimento com o tráfico de drogas da região. O jovem estava em um carro roubado e junto com ele foram encontrados uma pistola e um rádio transmissor. O material, o carro e duas motors foram apreendidos e encaminhados à unidade. As armas dos policiais também foram confiscadas para perícia. O local do confronto foi preservado para a realização de uma perícia.
Em protesto à morte do menor, cerca de 20 pessoas desceram a comunidade do Job e atearam foto em pelo menos cinco ônibus, no início da noite desta segunda. Ate as 18h30 não havia informação sobre feridos. A Avenida Chrisóstomo Pimentel de Oliveira, na altura da Rua Coronel Moreira César, na Pavuna, estava interditada às 19h.
 

Internado, Maguila se alimenta por sonda, e esposa diz: ''É complica


internado maguila se alimenta por sonda.

Esposa diz que ex-pugilista estava muito agitado e precisou ser sedado. Lutando há quatro anos contra o Mal de Alzheimer, o ex-atleta também sofre de desidratação

Maguila se emocionou na despedida ao narrador Luciano do Valle (Foto: Fernando Pacífico / G1 Campinas)Maguila no enterro do narrador Luciano do Valle, há duas semanas (Foto: Fernando Pacífico / G1 Campinas)
Um dos grandes nomes dos ringues do Brasil, Maguila está internado desde a última sexta-feira, em São Paulo. De acordo com a esposa, Irany Pinheiro, o ex-pugilista segue sem previsão de alta até o momento. Ele deu entrada no Hospital Santa Casa de Misericórdia com um quadro de desidratação e com dificuldades para engolir. Ainda segundo a mulher, o ex-atleta de 55 anos estava muito agitado, precisou até de um sedativo e se alimenta por sonda, além de receber soro. Um novo boletim médico deve sair nas próximas horas.
- Ele ainda está internado. Teve um quadro de desidratação e estava com dificuldades para engolir. Ontem (domingo) eu saí do hospital muito triste porque o vi se alimentando por sonda. É bem complicado. A própria doença (Mal de Alzheimer), a demência, é um comando que vem do cérebro e afeta nessa parte. Ele está muito magro, emagrecendo rapidamente porque tem dificuldades para engolir. E ele também não pode ficar sem os medicamentos do tratamento. O Maguila mesmo tinha falado para mim que se sentia fraco. Não estava mais tão bem. Quando você está bem, come frutas, legumes, carnes. A pessoa que já está debilitada, complica. Ele nem consegue tomar muita água, está tomando soro. Fiquei meio triste porque ele estava meio sonolento e nem consegui conversar com ele - disse Irany, ao GloboEsporte.com. Ela também usou as redes sociais para pedir orações pelo marido. 
No ano passado, Maguila também chegou a ficar internado em São Paulo. O ex-pugilista foi diagnosticado há quatro anos com Mal de Alzheimer e também sofre com demência pugilística, um trauma no cérebro muito comum entre ex-boxeadores.
Há duas semanas, Maguila apareceu publicamente durante o enterro do narrador Luciano do Vale. Abatido e emocionado, ele demonstrou toda a tristeza por assistir ao enterro do jornalista e amigo.
Adilson Maguila  Rodrigues está com 55 anos e deixou os ringues em 2000, com 77 vitórias, 61 delas por nocaute, em 85 lutas. Depois de se aposentar, ele gravou um CD de samba e tentou se eleger, sem sucesso, deputado federal. Ele e a esposa são responsáveis por uma organização não governamental.

SAÚDE PÚBLICA Mortes por obesidade triplicam no Brasil em 10 anos



Mortes por obesidade triplicam no Brasil em 10 anos.

O número de brasileiros mortos por complicações diretamente relacionadas à obesidade triplicou em um período de dez anos, no país, revela levantamento inédito feito pelo Estadão Dados com base em informações do Datasus. Em 2001, 808 óbitos tiveram a doença como uma das causas. Em 2011, último dado disponível, o número passou para 2.390, crescimento de 196%.
O aumento também foi significativo quando considerada a taxa de mortos por 1 milhão de habitantes. No mesmo período de dez anos, a taxa dobrou. Foi de 5,4 para 11,9, segundo dados do Ministério da Saúde.
Os dados levam em consideração as mortes nas quais a obesidade aparece como uma das causas no atestado de óbito. Segundo especialistas, como o excesso de peso é fator de risco para diversos tipos de doenças, como câncer e diabete, o número de vítimas indiretas da obesidade é ainda maior.
"As causas mais comuns de morte relacionadas à obesidade são as doenças cardiovasculares, como o enfarte e o acidente vascular cerebral (AVC). Sabemos, porém, que ela também está relacionada a muitos outros problemas, como apneia do sono, insuficiência renal e vários tipos de câncer", afirma o endocrinologista Mario Carra, presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso).
Segundo o Ministério da Saúde, o aumento das mortes é um reflexo da "epidemia de obesidade" registrada hoje no país. "Outros países viveram isso primeiro, com alto consumo de alimentos industrializados e sedentarismo. O Brasil, ainda que mais tarde, está vivendo agora. Pesquisas feitas anualmente pelo ministério mostram que a obesidade e o sobrepeso têm aumentado muito", afirma o secretário de Atenção à Saúde do ministério, Helvécio Magalhães.
O último levantamento da pasta mostrou que mais da metade dos adultos brasileiros tem sobrepeso e pelo menos 17% da população está obesa.
Há dois meses, o aposentado Angelino Pires de Moraes, de 86 anos, tornou-se mais uma vítima do excesso de peso. Com 100 quilos e pouco menos de 1,80 de altura, ele sofreu um enfarte dentro de casa e morreu na hora. "Ele tinha colesterol alto e hipertensão. O médico já tinha avisado que o coração estava obstruído por gordura, mas ele não mudava a alimentação", conta o barbeiro Sérgio Buscarino de Moraes, de 50 anos, filho do aposentado. "Meu pai era teimoso e piorou depois que a minha mãe morreu, há cinco meses. Ficou deprimido e passou a cuidar menos da saúde", diz.

Ampliar


Conheça alguns mitos e verdades sobre colesterol19 fotos

13 / 19
Se a pessoa está obesa, é quase certo que terá um nível alto de colesterol. MITO: há obesos que comem mal, não fazem exercício físico e, mesmo assim, não têm alterações no colesterol. "Mas acredito que, na maioria dos casos, obesidade e sedentarismo contribuem muito para o problema, sim", diz a nutricionista e fitoterapeuta Vanderli Marchiori. "Em geral, indivíduos com excesso de peso normalmente associado ao acúmulo de gordura na região abdominal apresentam níveis baixos de HDL, colesterol bom, e elevados de LDL, colesterol ruim", completa a também nutricionista Natana Martins. O cardiologista Marcel Vieira Coloma argumenta que, da mesma forma que existem obesos com colesterol normal, há magros com o índice alterado. "Os componentes genéticos explicam o fato. Entretanto, pessoas com excesso de peso importante têm maior risco de sofrer com colesterol alto em comparação com quem está em paz com a balança. Alimentação com grande quantidade de gordura, associada à falta de exercícios, é determinante, porém a carga genética também terá sua influência" Leia mais Fernando Donasci/UOL
Medidas. Para especialistas, não é só a mudança de hábitos dos brasileiros que aumentou a mortalidade por obesidade. De acordo com Marcio Mancini, chefe do grupo de obesidade e síndrome metabólica do Hospital das Clínicas de São Paulo, as políticas públicas de prevenção e tratamento devem ser aprimoradas. "Não se faz prevenção em unidades básicas de saúde. Há o tratamento para diabetes, colesterol, hipertensão, mas pouco se faz para barrar o ganho de peso. Essa mesma preocupação deveria existir nas escolas", afirma ele.
De acordo com o especialista, quanto mais cedo se instala a obesidade, mais cedo a pessoa pode morrer. "Se uma pessoa já tem obesidade mórbida com 20 anos e permanece assim, a doença vai encurtar a vida desse paciente em 12 anos", diz ele.
Para Maria Tereza Zanella, endocrinologista da Unifesp, é preciso mudar os hábitos desde a infância. "As crianças vivem em apartamento, jogam videogame e comem produtos industrializados. São alimentos que têm um sabor agradável e as crianças vão se acostumando, mas isso deve ser evitado", diz ela.
Além da prevenção falha, os médicos apontam estrutura insuficiente para o tratamento da obesidade. "O SUS não oferece o tratamento medicamentoso, e os centros de referência para cirurgia bariátrica não dão conta da demanda", diz Mancini.
Em março, pelo menos 3 mil obesos de várias regiões do Brasil lotaram o ginásio da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) para passar por triagem em busca de cirurgia bariátrica. A fila de espera tem 2 mil pessoas.

Ator Porno,Mesmo com festa, amigos não conseguem quantia para tirar Oliver da cadeia.



Mesmo com festa, amigos não conseguem quantia para tirar Oliver da cadeia.

Festa não consegue arrecadar quantia necessária para libertar Marcos Oliver da prisão


  • Festa não consegue arrecadar quantia necessária para libertar Marcos Oliver da prisão
Mesmo com festa, amigos não conseguiram a quantia necessária para tirar Marcos Oliver da cadeia. O modelo e personal trainer está preso desde o último dia 10, acusado de não pagar pensão alimentícia da filha de 12 anos.  
Yudi Tamashiro e Ivo Meirelles, amigos que Oliver conheceu durante o confinamento do reality "A Fazenda", da Record, organizaram um show em São Paulo para tentar pagar a dívida, estimada em R$ 55 mil, referentes ao período de junho de 2011 a agosto de 2013.
A esposa Fabíola Monarca não quis revelar o valor que arrecadaram, informou o programa "Hoje em Dia".
Em carta enviada ao apresentador Marcelo Rezende, Oliver declarou não ser nenhum criminoso. "Não sou nenhum criminoso e sim um pai de família. Mesmo preso, gostaria de mostrar a minha verdade", resumiu. Segundo o modelo, "onde estou preso há 40 pais na mesma situação [que a minha]", declarou em outro trecho.
Prisão
O modelo e personal trainer Marcos Oliver foi detido no último dia 10, por não pagar pensão alimentícia da filha de 12 anos. Em vídeo divulgado por meio de seu perfil do Instagram, Oliver aparece em uma cela pedindo ajuda aos amigos. "Tentei um acordo e não consegui, não sei como solucionar esse problema", disse o modelo. Ainda segundo ele, o valor da dívida soma R$ 50 mil.
Procurada pelo UOL, Faby Monarca, mulher de Oliver, explicou que ele nunca foi inadimplente, "mas pagava o que podia". "Ela [a mãe da menina] quer R$ 1.500, mas ele está desempregado. Ele estava pagando R$ 300", contou.
Ainda de acordo com Faby, Oliver havia feito um contrato verbal com a mãe de sua filha e não contava que ela entraria com ação na Justiça. "Ele não merece pelo que está passando, ele é um pai de família. Ele sempre tentou um acordo, visitar a filha, mas nunca teve permissão", completou.
Afastado da televisão desde o fim do reality "A Fazenda", Faby revelou que o sonho do marido é ser ator. "Ele quer atuar, mas não consegue fechar nenhum trabalho. Ele está pintando casas e isso não é vergonha para ninguém", opinou.
Oliver está preso na 40ª Delegacia de Polícia, em Vila Santa Maria, São Paulo. "Já fui lá e levei roupas e alimentação", contou Faby. Ela espera que o modelo ganhe liberdade o mais rápido possível. Oliver é pai ainda de Daniel, de 5 anos.
Nas redes sociais, amigos de Oliver como Ivo Meirelles e Paulo Nunes estão pedindo ajuda também. Em entrevista ao "Cidade Alerta", Yudi contou que fará evento para arrecadar verba para ajudar ao amigo.
"Ele é pessoa boa e bacana, mas não está tendo oportunidade em sua carreira. Sou amigo e estou aqui para ajudar", disse Yudi. Ele ofereceu um advogado para cuidar do caso. "Acho uma tristeza isso que aconteceu com o Marcos", opinou Ivo Meirelles.

Está Aberta a Temporada de Caça aos Celulares Piratas! 2014

Está Aberta a Temporada de Caça aos Celulares Piratas! 

Está aberta a temporada de caça aos piratas! Ainda em fase experimental, a Agência Nacional de Telecomunicações anunciou o início das operações do Sistema Integrado de Gestão de Aparelhos, que vai rastrear celulares não homologados e coletar informações sobre suas atividades. A ação também vale para outros aparelhos que usem chip, como tablets e até máquinas de cartões de crédito. A partir dessas informações, serão anunciadas as próximas medidas que vão garantir o acesso às redes somente de aparelhos regulamentados pela agência.

Segundo a Anatel, qualquer modelo homologado por ela poderá operar no país, independentemente de onde tenha sido comprado. O problema é dos aparelhos sem validação da agência. E tem muito aparelho nessa situação...

O cerco está sendo financiado pelas operadoras. O pretexto é combater produtos de baixa qualidade, que podem oferecer riscos de segurança aos usuários, como choques e até explosões, além de interferir na comunicação entre aeronaves. Quem usa, vende ou fabrica celulares falsos está sujeito a multa entre 100 e 3 milhões de reais, conforme regulamento da agência. Estima-se que os consumidores compraram cerca de 145 milhões de unidades piratas em 2013 em todo o mundo.

"O consumidor precisa ficar atento e comprar o produto original nas melhores lojas do ramo, nas operadoras, em sites de credibilidade e não comprar em qualquer lugar só pelo preço", diz Márcio Gonçalves, diretor da Intellectual Property Consulting.
Mas, antes que você fique preocupado, saiba que a mesma Anatel ainda não deu previsão para a adoção de medidas mais duras, como o bloqueio permanente de aparelhos; e também ainda não está definido se os piratas já em funcionamento vão ser definitivamente desconectados. Como sempre, os anúncios da agência não são lá muito claros...

"A iniciativa da Anatel é dar tempo para as pessoas que tem um IMEI clonado se regularizarem. Elas serão notificadas pela Anatel e poderão se dirigir a uma loja para comprarem um celular original. Não será em cima da hora ou sem aviso. A pessoa não terá o aparelho cortado imediatamente", afirma Gonçalves.

A identificação de dispositivos não homologados é feita através do IMEI, um número único que identifica cada aparelho. Todo aparelho habilitado possui um número IMEI registrado em um banco de dados. Com base nessas informações, as operadoras podem conferir se as características físicas do aparelho conferem com a descrição no registro e assim verificar sua legitimidade.

Um dos problemas é como separar o joio do trigo. Será que aparelhos comprados legalmente no exterior podem ser bloqueados? Nessa categoria temos alguns aparelhos top de linha, como o HTC One, o Sony Xperia Z, o Nokia Lumia 928, e o Samsung Galaxy S4 Google Edition.

O anúncio chegou a preocupar mesmo quem nunca pensou em comprar qualquer produto falsificado. Em uma viagem ao Canadá, Bruno Zouein Pereira, comprou um HTC One, um dispositivo legítimo, mas que nunca foi lançado no Brasil e, portanto, não é homologado. Isso gerou preocupação, mas é pouco provável que a Anatel vá incomodar os proprietários de aparelhos como o Bruno.

"Existem questões técnicas porque às vezes o celular usa uma banda diferente para funcionar na Europa ou nos EUA, então às vezes o consumidor que compra o produto lá fora pode ter dificuldade de acesso na banda local, mas não é esse o objetivo da Anatel", diz Gonçalves.
Para evitar surpresas, é possível consultar o Sistema de Gestão de Certificação e Homologação, no site da Anatel, e checar se o produto adquirido é homologado. Basta escolher a opção “Consultar produtos homologados/certificados” e, em seguida, informar o nome do fabricante e o modelo que deseja consultar. Pesquisas no sistema podem apontar que o produto se encontra com a homologação suspensa ou cancelada, o que não quer dizer necessariamente que o uso esteja proibido. A suspensão ou o cancelamento podem significar, por exemplo, que o produto teve sua fabricação descontinuada e por isso a homologação não foi renovada. O link para consulta está lá no logo abaixo do vídeo. Acesse e confira!