quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

SERÁ VERDADE ? Copa do Brasil de 2013: a verdade está começando a aparecer?

Copa do Brasil de 2013: a verdade está começando a aparecer?
Quarta-feira, 27 de Novembro de 2013




Quando o competente e comprometido diretor Dagoberto dos Santos saiu do Atlético-Pr sem qualquer motivo (relembre aqui), muitos não entenderam o porquê. Mas aos poucos tudo vai se esclarecendo. Já não é de hoje que fãs deste que um dia foi o esporte mais popular do planeta vem sendo confrontados com uma dura realidade: futebol virou um negócio. Nada mais.

Desde outubro começou a rondar nos bastidores o medo de que o Atlético-Pr não conseguisse terminar a tempo as obras da Arena da Baixada e, assim, perdesse o direito de sediar a Copa do Mundo. Não apenas o clube paranaense, mas também a CBF ligou o "alerta vermelho". O time, porém, vinha correspondendo muito bem em campo, e é atualmente vice-líder do campeonato brasileiro, com vaga na Libertadores da América praticamente garantida.

A derrota na final da Copa do Brasil levantou suspeitas: como um dos melhores plantéis do país poderia perder para um time como o Flamengo, que lutou para não ser rebaixado no Campeonato Brasileiro? Os fatos que serão aqui expostos estão sendo apurados e muito em breve aparecerão na grande mídia, tão logo as provas definitivas sejam colhidas.

No dia 26 de Novembro, véspera do jogo final, o Sr. Mario Celso Petraglia (presidente do Atlético), o técnico Vagner Mancini, e o Sr. Jorge Fontes Hereda, diretor geral da Caixa Econômica Federal, se reuniram com os jogadores e apresentaram uma curiosa "proposta": perder o jogo, dando ao Flamengo seu terceiro título no prestigiado torneio nacional.

De acordo com o que foi proposto, clube e jogadores seriam beneficiados: ao Atlético-PR, a garantia de que o estádio ficaria pronto e apto a abrigar os 4 jogos da Copa do Mundo e uma renovação do patrocínio da Caixa Econômica Federal, que alegadamente vinha pagando menos ao clube do que ao rival, Coritiba.

Para os jogadores, houve um pagamento em dinheiro (R$ 50.000 para cada um e mais um bônus de R$2 milhões a serem divididos entre os titulares, reservas e comissão técnica) e a garantia de transferência para a Europa, envolvendo um clube polonês: o Wisla Cracóvia transferiria atletas para o Atlético-PR, que viabilizaria bons contratos na Europa para alguns dos principais jogadores, especialmente Delatorre, Weverton e Ederson.

O título do Flamengo ainda não está homologado na CBF: Grêmio e Goiás já entraram com recurso solicitando suspensão imediata dos dois finalistas.

Terá sido um bom negócio para o Atlético?

Tim Vickery
BBC Brasil/SPORTV
http://www.bbc.co.uk/blogs/timvickery/