quinta-feira, 29 de maio de 2014

Saloá intensifica o atendimento do Programa Saúde na Escola

Saloá intensifica o atendimento do Programa Saúde na Escola

O Programa Saúde na Escola (PSE) contribui para a formação integral dos estudantes, visando o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino. Em Saloá o PSE teve início este ano e vem garantindo a integração entre as Secretarias de Saúde e de Educação. A parceria tem demonstrado eficiência na implantação de ações básicas de saúde e assistência odontológica para os estudantes da rede municipal de ensino.
A Secretaria Municipal de Saúde vem realizando reuniões com cada categoria de profissionais da Saúde visando intensificar o PSE, e ontem (28) foi a vez dos dentistas e seus auxiliares. O objetivo foi planejar o atendimento á saúde bucal para 2014, tendo em vista que os profissionais realizaram um diagnóstico nos primeiros meses deste ano, em todas as escolas da rede municipal e previam uma ação mais pontual para corrigir a dentição dos estudantes. A reunião foi coordenada pela Secretária de Saúde, Joana D’árc Ferreira e contou também com a professora Suzirlane Alves, diretora de ensino, que tem acompanhado o Programa Saúde na Escola.
Segundo Suzirlane, em muitas escolas várias crianças têm reclamado de dor de dente e isso tem dificultado a concentração e aprendizagem. Ela solicitou que haja um atendimento mais pontual dos dentistas nas escolas, decentralizando as ações que ocorrem no Posto médico. A dentista Renata Soraya explicou que esse atendimento já acontece, mas que agora se dará de maneira mais programada, e cada dentista atenderá uma vez por semana na escola, deixando os outros dias para o atendimento ambulatorial.
Saloá conta com 06 dentistas que atendem nos PSFs e na Unidade Municipal de Saúde. A secretária Joana D’árc informou que até o final de Junho, será inaugurado o CEO – Centro de Especialidades Odontológicas, o que dará ao município um atendimento diferenciado dos demais. “O CEO, foi criado para fazer frente ao desafio de ampliar e qualificar e a oferta de serviços odontológicos à população. O Governo municipal quer o povo com mais saúde e sorriso bonito no rosto”. Brincou a secretária Joana.
Atendimento do Dentista na Escola
Dr. Francisco Dantas – na 5ª Feira – PSE da Cohab
Dra. Amanda Siqueira – 3ª Feira – PSE Serrinha da Prata
Dr. Alisson Calheiros – 3ª Feira – PSE Santa Tereza
Dr. Vanderson Roberto – 3ª Feira – PSE do Cantimbau
Dra. Flávia Monteiro – 4ª Feira – PSE da Prata
Dra. Renata Soraya – 5ª Feira – PSE do Jaqueirão

fonte:blog do Geraldo mouret