segunda-feira, 5 de maio de 2014

Tubarão-Duende: Pescadores encontraram espécie pré-histórica com 5 metros de comprimento

Tubarão-Duende: Pescadores encontraram espécie pré-histórica com 5 metros de comprimento.



Pescadores de camarão, que trabalhavam no Golfo do México, acidentalmente pescaram um tubarão-duende pré-histórico, a espécie mais rara entre os tubarões.
O tubarão-duende tinha 5 metros de comprimento, de cor rosa, e possuía um focinho longo para esconder os dentes pontudos. Ele foi visto primeira vez há mais de 10 anos. É conhecido por viver em águas profundas japonesas e o que intrigou a muitos foi sua aparição tão longe de seu habitat natural.
Quem o viu antigamente relata que encontrar esse tubarão, há 10 anos, foi tão excitante para os pesquisadores que um artigo científico foi escrito. Hoje, a tripulação de pescadores que fez a última captura tinha uma rede mergulhada a mais de 600 m de profundidade e ficaram chocados ao encontrar um tubarão enorme entre os camarões que apanham diariamente.
A criatura pré-histórica, que às vezes é chamada de "fóssil vivo", ao ser colocada no convés, tinha dentes tão afiados que os pescadores tiveram medo de puxar a fita métrica para medir a misteriosa criatura. "Eu nem sabia o que era", disse o pescador Carl Moore.
Em vez de manter o tubarão no barco para entregar ao centro de pesquisa, Moore decidiu tirar uma foto rápida do peixe com seu telefone celular, e em seguida, o devolveu para a água. O tubarão foi achado no dia 19 de abril, mas foi só agora que Moore relatou sua captura para a National Oceanic and Atmospheric Administration.
 

Com base nas fotografias, pesquisadores calcularam que o tubarão era uma fêmea e tinha pelo menos 5 metros de comprimento. "Esta é uma grande notícia", disse John Carlson, estudioso de tubarões no NOAA. "Este é apenas o segundo avistamento confirmado no Golfo, pois a maioria dos espécimes só é encontrada próximo ao Japão ou no Oceano Índico e pela África do Sul".
Mesmo que os pesquisadores estejam aliviados que o tubarão tenha sido posto em liberdade, estão infelizes por não terem sido capazes de examinar o espécime raro. Os cientistas sabem tão pouco sobre essa espécie que eles não podem determinar o quão velho ou o quão grande ela fica. No entanto, os cientistas sabem que, no fundo do mar, a sua cor rosa fica preta, o que faz o tubarão parecer quase invisível aos predadores e às presas.
Os pesquisadores também acreditam que o longo focinho do tubarão está equipado com sensores elétricos para que ele possa encontrar presas, mesmo quando não pode ver ou ouvir nada nas profundezas da água. Talvez a característica mais assustadora do tubarão é sua mandíbula, que é uma armadilha para capturar peixes nas proximidades de sua dentição.
Para Moore, o tubarão foi uma captura de uma vida e ele está feliz que tenha jogado o animal de volta na água. "Esse é o meu mar lá fora, e nada nele me preocupa... Eu sei o valor de tentar preservar as coisas", disse ele.

Invicta, seleção Arcoverdense masculina se classifica para a Final do V Campeonato TV ASA BRANCA de Voleibol.

sábado, 3 de maio de 2014

Invicta, seleção Arcoverdense masculina se classifica para a Final do V Campeonato TV ASA BRANCA de Voleibol.



Equipe Masculina de Arcoverde - Classificada para a Final (Foto:Ari Cunha/Fevepe)
ARCOVERDE, 03.05.14  – A equipe de ARCOVERDE masculina de vôlei conquistou, neste início de noite, a sua sexta vitória em seis jogos e a classificação, de forma antecipada, para a decisão do Campeonato TV Asa Branca de Voleibol 2014 ao vencer, pela penúltima rodada, no Ginásio de Esportes José Batatinha, no Colégio Cardeal, a seleção de BOM CONSELHO, por 2x1 set’s, em 1h03min, parciais de 25x22(22’), 23x25(25’) e 15x11(20’). A equipe completou a fase classificatória como a única invicta entre as 06 participantes, com 10 pontos. Somando 06 pontos estão Bom Conselho, Caruaru e Garanhuns; esta última, com um jogo a menos, enfrenta - no próximo final de semana - a equipe de São Bento do Una.
Entre as equipes femininas, já está classificada para a Final, com 11 pontos, a equipe de SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE que venceu, hoje, a equipe de Arcoverde por 2x0 set’s, em 45min, parciais 25x19(22’) e 25x12(20’). E, para completar a fase classificatória do torneio feminino, faltam os jogos entre as cidades de Arcoverde x Garanhuns e Caruaru x São Bento do Una.
Os jogos de hoje tiveram a presença das equipes:
ARCOVERDE (FEM) – Priscila (Cap.), Maria, Natália, Vanielly, Érica, Mayara, Valkiria e Cícera; Técnico: Israel Caboclo.
SANTA CRUZ (FEM) – Luciana, Sandra, Adeilsa, Janaina, Marília (Cap.), Lídia, Vanessa, Wadjane, Agelina e Soraia (Líb); Técnico:Thiago Apolinário e Assistente Técnica: Aline Silva.
ARCOVERDE (MASC) – André, Pedro, Breno, Israel (Cap.), Jaelkson, Daniel, Murilo, Danilo, Yuri, Ramon e Patrick (Líb.); Técnico: Isaias Rafael e Assistente Técnico: Eric Ricardo.
BOM CONSELHO (MASC) – Lindemberg, José (Cap.), Bruno, Herberson, Lucas, Alfredo, Audrin, Rafael B., Edson, Rafael A., Jean e Luiz (Líb).
Acompanhe a Classificação Geral do V Campeonato TV ASA BRANCA de Voleibol 2014. Isto é #VoleiPernambuco. AC/DCS-2014