segunda-feira, 3 de junho de 2013

Teste com vinagre reduz 31% da mortalidade pelo câncer de colo de útero!


Teste com vinagre reduz 31% da mortalidade pelo câncer de colo de útero!



A detecção do câncer de colo de útero com vinagre é uma técnica simples e barata que pode salvar milhares de mulheres que vivem nos países mais pobres, segundo um vasto estudo clínico realizado na Índia cujos resultados foram apresentados neste domingo nos Estados Unidos.
O método de detecção do câncer de colo de útero através do vinagre testado na Índia é chamado de detecção visual. Ele consiste no uso de vinagre, de gaze e de uma lâmpada de halogêneo e exige uma formação básica para enfermeiros ou profissionais da área de saúde.
No exame, o profissional de saúde esfrega o colo do útero da mulher com vinagre, o que faz com que os tumores pré-cancerígenos fiquem brancos. Os resultados são apresentados um minuto depois, quando a luz da lâmpada é utilizada para inspecionar visualmente o colo do útero.
Além da grande redução de custos, os resultados instantâneos são uma grande vantagem para as mulheres em áreas rurais que precisam viajar durante horas para receber atendimento médico.
Este estudo foi conduzido durante 15 anos com 150 mil mulheres indianas de 35 a 64 anos, examinadas a cada dois anos. Segundo os responsáveis pela pesquisa, os testes indicaram uma redução de 31% na taxa de mortalidade provocada pelo câncer de colo de útero graças a este exame. Os resultados foram apresentados durante a conferência anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO, em inglês). 
Os pesquisadores estimam que este simples teste seria capaz de salvar anualmente 22 mil vidas na Índia e 73 mil em outros países em desenvolvimento, onde o câncer de colo de útero é uma das principais causas de mortalidade nas mulheres.
Nestes países há pouco ou nenhum acesso ao teste papanicolau, procedimento mais utilizado para detecção desta doença. O papanicolau consiste em detectar as mudanças das células do colo do útero que poderiam se tornar cancerígenas.
"Esperamos que os resultados deste estudo tenham um efeito importante na redução do número de casos de câncer de colo do útero na Índia e no mundo", disse Surendra Srinivas Shastri, médico e professor de oncologia preventiva do hospital Tata Memorial de Mumbai, principal autor do estudo.
De acordo com Shastri, o exame desenvolvido por sua equipe "permite reduzir a mortalidade e pode ser facilmente colocado em prática em larga escala na Índia e nos demais países em desenvolvimento".
As 150 mil mulheres recrutadas para este estudo não tinham antecedentes da doença. A metade foi submetida a um exame a cada dois anos com o vinagre e a outra metade não fez nenhum teste, situação mais comum na Índia.
A incidência de câncer de colo do útero foi similar nos dois grupos, ocorrendo 26,5 para 100 mil casos nas mulheres submetidas aos testes de detecção e 26,7 para 100 mil nas outras. Mas o teste permitiu uma redução de 31% na taxa de mortalidade.
O câncer de colo de útero, para o qual existe prevenção, é responsável por 275.000 mortes por ano no mundo, sendo 80% dos casos registrados nos países em desenvolvimento.

Maceió, Médicos do Detran se demitem após ponto eletrônico


Médicos do Detran se demitem após ponto eletrônico



A instalação de ponto eletrônico no Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) desencadeou a demissão de quase todos os médicos que trabalham no órgão. Com a ausência desses profissionais, uruários do Detran portadores de deficiência física e condutores que necessitam do serviço da junta médica estão impossibilitados de renovar a Carteira de Habilitação Nacional (CNH) ou contar com outros serviços ofertados exclusivamente pela perícia médica, inclusive a compra de veículos com isenção de impostos e a adptação deles às suas necessidades especiais.
Um servidor do Detran, que pediu para não ter o nome divulgado, confirmou ao TNH1 que o controle da frequência ao trabalho desagradou aos médicos. “Quando não havia monitoramento de frequência e de horário, os médicos faziam tabelinha e conseguiam conciliar o emprego no Detran com outras ocupações. Agora, com a obrigação de comparecer ao órgão todos os dias, muitos decidiram pedir demissão”, informou.
Para o servidor, o salário considerado baixo – em torno de R$ 2 mil mensais – seria outro fator para a demissão dos profissionais. “Para eles, simplesmente não vale a pena. A direção do Detran devia buscar uma alternativa rápida para o problema. A sociedade está sendo prejudicada. Há uma série de processos parados por causa da ausência destes médicos”, pontuou.
O engenheiro Antônio Diniz é uma das pessoas prejudicadas pela demissão dos médicos. A sua carteira de habilitação vence no próximo dia 20 e não poderá ser renovada porque não há médicos peritos para examiná-lo.
“Quando fui à Central Já para dar entrada na renovação, fui orientado a não pagar a taxa porque não conseguiriam emitir a CNH sem a junta médica, que está parada desde o dia 15 de abril. Recorri à gerência da junta e a diretora está de mãos atadas, porque vários médicos pediram demissão e ela disse que não há o que fazer”, explicou o engenheiro.
Segundo Diniz, a junta médica do Detran tem quatro profissionais. Duas médicas já teriam se demitido e uma terceira, que está de férias, já antecipou que vai entrar com o pedido de desligamento. O TNH1 tentou contato com a diretora da Junta Médica do Detran e também com a assessoria de comunicação do órgão, mas não conseguiu confirmar as informações. O motivo seria o encerramento do expediente, que vai até as 14h.

CAPITÃO GILSON FALA SOBRE AS BLITZ




Após postagem da matéria "INTERNAUTAS SOLICITAM BLITZ RIGOROSAS PARA CONDUTORES DE AUTOMÓVEIS", estivemos conversando com o Capitão Gilson, coordenador do trânsito do Agreste Meridional, o qual nos repassou os dados abaixo descritos:
Em Bom Conselho, a Polícia Militar vem realizando operações de blitzs quase que diariamente. Durante os últimos 90 dias mais de 100 veículos foram apreendidos e 300 notificações extraídas em nossa cidade, inclusive com a participação da Lei Seca.
O trânsito é de responsabilidade do município sendo necessário uma Autarquia de Trânsito ou convênio com a polícia Militar para intensificar a fiscalização do trânsito. Para que isso ocorra é necessário um maior interesse das autoridades municipais competentes, não sendo somente a polícia como única responsável pelo trânsito. Somente a cidade de Garanhuns, possui atualmente uma Autarquia de trânsito funcionando ativamente.
Quando o capitão Gilson assumiu a coordenação do trânsito, tinha somente uma viatura de trânsito para 20 cidades, após muita luta por parte do mesmo, conseguiu mais uma viatura. Em virtude desses dados, é impossível haver fiscalizações 24 horas. Bom Conselho vem sendo uma das cidades com maior número de fiscalizações de trânsito e continuará assim.   
Quanto ao problema com crianças e adolescentes dirigindo, a PM poderá conduzir o veículo para delegacia local, onde é lavrado um TCO contra o pai ou responsável legal, o mesmo responderá um processo criminalmente. Criança ou adolescente dirigindo é crime.
No dia de hoje, um adolescente foi pego dirigindo uma moto, sendo conduzido pela PM para a Delegacia, onde foi lavrado um TCO contra seu pai.
Para finalizar, fica o recado: As blitz em nossa cidade continuarão sendo realizadas diariamente e com o rigor que a lei exige.

máteria cedida pelo blog argonalta.obrigado emanoel