terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Alagoas tem 36 delegacias com estrutura precária e falta de efetivo

Alagoas tem 36 delegacias com estrutura precária e falta de efetivo.

Reportagem da TV Pajuçara foi a Atalaia e constatou situação problemática apontada em relatório elaborado pelo Sindpol

Presos se amontoam em cela superlotada (Crédito: Reprodução / Jornal da Pajuçara Manhã)
Presos se amontoam em cela superlotada (Crédito: Reprodução / Jornal da Pajuçara Manhã)
Falta de efetivo, estrutura precária, insalubridade e superlotação. Esses são problemas enfrentados por pelo menos 36 delegacias de Alagoas citadas em um relatório do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas, que mostra a gravidade das condições em que se encontram os prédios onde trabalham os agentes civis.
A reportagem da TV Pajuçara foi até uma das delegacias apontadas pelo Sindpol, em Atalaia, e constatou a existência dos problemas.
A aparente calmaria do lado de fora não reflete a situação de dentro do prédio, onde presos se amontoam em celas que abrigam bem mais do que sua capacidade.
São 15 detentos no lugar onde deveriam estar sete. Eles se revezam para dormir, uns na cela e outros no corredor.
Todos cobram celeridade da justiça no andamento dos processos a que respondem. Há quem aguarde há mais de três meses pela primeira intimação para ser ouvido por um juiz.
Há três semanas, quatro detentos fugiram do local após serrar grades, e rachaduras nas paredes mostram que a segurança no local é falha.
Além de Atalaia, outras 35 delegacias sofrem com problemas graves em suas estruturas e com falta de efetivo policial.
Em Atalaia, apenas o chefe de serviço estava de plantão no momento da reportagem. Se houver uma ocorrência na cidade, ele pode ate ir, mas deixa os presos sozinhos na delegacia.
Segundo a Secretaria de Estado da Defesa Social, a Justiça tem conhecimento da situação, mas não há previsão para transferência de presos ou para que eles sejam interrogados em juízo.
Assista matéria do Jornal da Pajuçara Manhã:

Nenhum comentário:

Postar um comentário