quinta-feira, 4 de junho de 2015

Milhares de católicos celebram o dia de Corpus Christi em todo o país

Milhares de católicos celebram o dia de Corpus Christi em todo o país.




A celebração de Corpus Christi começou de madrugada em todo o Brasil. Milhares de fiéis se reuniram para fazer os tapetes religiosos. E essa tradição virou tarefa para a família toda.
Nos primeiros raios de sol, as ruas de Matão ganham um novo colorido. Dos moldes de ferro e bambu, surgem imagens de santos e figuras com simbolismo religioso. A inspiração para os tapetes de Corpus Christi tem artistas de mãos pequeninas.
“É legal, é bem interessante e também esse tapete é pra Jesus passar”, diz uma criança.
Diogo, de 10 anos, veio com o avô, de 62.
“É uma tradição de muitos anos também, né!? E não pode parar”, diz o avô.
Gerações e famílias. O pai, a mãe e a filha adolescente se ofereceram como voluntários para demonstrar a devoção. “Eu acho que é maravilhoso e que a cidade nunca deve perder essa tradição”, diz a filha.
É uma tradição de quase 70 anos: 800 voluntários trabalham nos tapetes coloridos feitos com calcário e areia tingida. O mutirão atinge 12 quarteirões. E aos poucos as ruas se transformam. Do alto, é possível ver melhor o imenso mosaico de fé.
Em cinco horas de trabalho, quase todos os tapetes estavam prontos. No fim da tarde, uma procissão tomou as ruas enfeitadas: 70 mil pessoas, muitas turistas, foram ver de perto as obras de arte.
“O coração balança, viu ...Lindo, lindo, lindo, coisa que eu nunca vi”, diz uma turista.
“Isso aqui foi feito pelas pessoas com amor, com capricho e isso está dentro do coração, da emoção e da fé de todos nós”, diz a cantora Waldirene.
Os tapetes também coloriram várias cidades brasileiras. Em Goiânia, 50 paróquias se uniram para preparar um quilômetro de imagens com serragem colorida. Foram mais de oito horas de trabalho.
Em Ibitinga, no interior de São Paulo, a decoração de Corpus Christi ocupou dez quarteirões. As peças foram feitas com mantas e tapetes bordados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário