segunda-feira, 26 de maio de 2014

SAMU de Bom conselho recebe nome de Anjos da Vida (SAMU - 192)



Homenagem aos Anjos da Vida (SAMU - 192)


O SAMU 192 vai além de uma simples remoção de um paciente para o hospital, Significa acima de tudo, dignidade para com aqueles que necessitam  de seus serviços, sejam eles acidentados, doentes, gestantes, sem a menor condição de transporte para unidade de saúde.  Atualmente,o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 disponibiliza para qualquer cidadão Brasileiro, os seus serviços através de unidades móveis dispondo de equipamentos com tecnologia moderna e pessoal treinado atender a população nas situações de urgência, Independente de classe social.
Um aspecto pouco visívele que passa despercebido em nosso dia-a-dia, é o espírito de fraternidade que envolve algumas pessoas ao se depararem com alguém necessitando de um socorro urgente, ainda que esta pessoa seja um desconhecido.  Na maioria das vezes, não é a vítima que aciona o SAMU, mas sim, as pessoas que comovidas, presenciam tal situação, e permanecem junto à vítima até a chegada do atendimento.
Eucomo coordenador do SAMU 192 - Bom Conselho e recentemente integrado à equipe,tenho me empenhado ao máximo, acompanhando diariamente esse belíssimo trabalho, e cada vez mais me apaixonando pela arte do cuidar, pois, não há como não sentir orgulho de cada profissional que ali represento, pois todos são solidários e apaixonados pela vida como eu. 
Meu afinco para essa missão era muito desejado, pois sabia o quanto era gratificante trabalhar um dia com pessoas de corações puros, fraternos e solidários. Tenho observado a dedicação desses profissionais, confio no seu profissionalismo e que, mesmo tendo que enfrentar diversas dificuldades, eles farão o possível para cumprir a sua missão, que é a de salvar vidas e o melhor, com todo entusiasmo, alegria e determinação.

 

" O maior exemplo disso foi o atendimento que ocorreu na madrugada do dia 16.05.14, onde foi solicitado o serviço do SAMU à 00:40m, para zona rural do Município de Bom Conselho, tendo como plantonistas o Téc. Em Enfermagem Alex e o condutor Vandeildo, que ao se deslocarem às pressas para o local da ocorrência, aconteceu o inesperado, numa madrugada de chuva, a ambulância atolou na divisa do sítio Pires com o Boqueirão, foi a parti daí que os ANJOS DA GUARDA começaram a agir, em um local de difícil acesso, sem sinal de celular, muita lama, contando apenas com o serviço de rádio amador, eles não desistiram, imediatamente, fizeram contato com a central reguladora solicitando ajuda de um trator para retirar a ambulância do local. Deixandoo condutor aguardando o resgate da ambulância, o técnico seguiu em frente em busca da vítima, pois sabia que tinha um dever a cumprir, sem saber ao certo o que iria encontrar pela frente, de maneira que em um momento, elejá não podia mais contarcom os recursos da nossa unidade móvel que ficara para trás, com o auxílio de um morador da localidade, o Técnico Alex rapidamente, pegou a bolsa de enfermagem colocou nas costas e foi para a segunda e pior parte, entre trancos e barracos chegou ao destino, deparando-se com uma gestante de apenas 15 anos, em situação considerada de risco, e no momento de sua chegada ao local, a mãe já havia parido e encontrava-se dormindo ao lado do seu filho, com um detalhe: elas ainda estavam ligadas pelo cordão umbilical, sabendo da responsabilidade que estava em suas mãos, agiu rapidamente com os procedimentos de enfermagem necessários, e os transportou, como? Diante da impossibilidade de transporte naquela hora da madrugada, providenciou uma carroça de burro, colocou um colchão em cima e seguiram de encontro à ambulância, onde tiveram que esperar a chegada do trator para resgatá-los, pois a central só conseguiu estabelecer um contato comigo depois das 4:00hque de imediato, entrei em contato com a Secretaria de Saúde Elaine, onde a mesma solicitouao Secretário de Transporte, na pessoa de Rogério Ramos nos enviando um trator.Graças a Deus primeiramente, a paciente e sua bebê se encontram bem neste momento."
O que me emocionou bastante nessa história, foi a minha conversa via Facebook, com o Téc. de Enfermagem Alex, ainda sem dormir desde a madrugada que me relatava o sucesso da ocorrência:
Alex: Fala Zaqueu!!!
Zaqueu: só consegui falar com o pessoal umas 4:50
Alex: Deus, sempre nos dando demonstrações do seu poder, através de milagres! (rsrs!)
Zaqueu: como foi lá?
Alex: Foi o melhor atendimento que já fiz, (rsrs!) ...aventura e emoção do começo ao fim! ...he!he!
Alex: Passei um sufoco danado! ... Mas quando dá tudo certo, não há dinheiro que pague!
Zaqueu: Parabéns 

O blog do Bruno camboim vem Parabenizar a todos que fazem essa Belíssima Equipe da "SAMU" Bom conselho-PE, conte sempre com nosco.


3 comentários:

  1. Parabéns à estes guerreiros!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pessoal! ... Pena que algumas pessoas de mal coração ainda tem coragem de passar trotes para um serviço tão importante e sério como este. A lei tem que ser mais rígida, para só assim, para servir de exemplo para outros "desocupados".

    ResponderExcluir
  3. adoro todos que fazem esta linda equipe profissionais nota 10 todos nota 10.

    ResponderExcluir