quinta-feira, 8 de maio de 2014

Em balanço, Barça vira "patrocinador" do Santos; analista critica manobra.

Em balanço, Barça vira "patrocinador" do Santos; analista critica manobra.

Parte do dinheiro pago pelo Barcelona é registrado no balanço santista como "patrocínio" e gera críticas: "Falta de transparência", diz especialista no assunto


Daniel Alves e Neymar cerimonia Tito Vilanova (Foto: AP)Parte do dinheiro da venda de Neymar entrou
como "patrocínio" no balanço do Santos
Mesmo sem um patrocinador master, o Santos teve a segunda maior arrecadação com publicidade em 2013, atrás apenas do Corinthians. Segundo o balanço patrimonial do Peixe, o clube faturou R$ 54,85 milhões com patrocínios no ano passado. Quem foi o grande "patrocinador" do Santos nesse período? O Barcelona, com R$ 24 milhões.
Parte do dinheiro pago pelo clube espanhol pela contratação de Neymar foi contabilizada pelo Peixe como "patrocínio", e dentro do futebol amador. O Santos alega que se trata de um "convênio de parceria em matéria de futebol", com "intercâmbio entre funcionários dos clubes, transferências de conhecimento e experiências".
O valor caracterizado no balanço como "patrocínio" envolve também, segundo o próprio Santos, "os direitos de preferência do Barça na contratação de três atletas do Santos (Gabriel, Giva e Victor Andrade), que na época pertenciam à base". Na época da transferência de Neymar, porém, em junho de 2013, o trio já fazia parte do time profissional.
A história do Neymar é obscura.
O Santos peca pela falta de transparência 
Somoggi, especialista em marketing esporivo
Vale lembrar que, em várias ocasiões, membros do DIS, grupo empresarial que detinha parte dos direitos econômicos de Neymar, acusaram o Santos de tentar mascarar o valor total da venda do atacante, alterando a divisão dos lucros.
- O balanço do Santos está feito com interesses políticos. Tem vários clubes que publicaram com déficit maior. Eles vão argumentar o que bem entenderem. A história do Neymar é obscura. O Santos peca pela falta de transparência. E não sou só eu que estou falando, outras pessoas também questionaram - critica Amir Somoggi, um dos maiores especialistas em marketing esportivo do país.
O Santos nega que a presença do acordo na parte de "publicidade" do balanço seja para driblar o DIS. O grupo de investidores era dono de 40% dos direitos econômicos do atacante brasileiro e teria sido prejudicado pela divisão do valor total da venda dele do Santos para o Barcelona. A reportagem do GloboEsporte.com entrou em contato com os principais executivos do DIS, mas eles preferiam não comentar o balanço, lembrando que o caso ainda será analisado pela Justiça.
No total, o valor que o Santos recebeu do Barcelona foi de € 25 milhões (R$ 77,63 milhões, segundo a cotação desta quarta-feira). Desse valor, € 7,9 milhões (R$ 24,53 milhões) são referentes à parceria entre os dois clubes e € 17,1 milhões (R$ 53,1 milhões) entraram no balanço como quantia paga pelos direitos econômicos do jogador.
Valor recebido pelo Santos:

Pelos direitos: 17,1 mi de euros
Pela "parceria": 7,9 mi de euros
Total: 25 milhões de euros
Do segundo montante, o Peixe ficou apenas com 55% - os outros 45% foram divididos entre DIS (40%) e Teisa (5%). Ou seja: o DIS ficou com 40% de R$ 53,1 milhões (pouco mais de R$ 21 milhões), e não com 40% dos R$ 77,63 milhões pagos pelo Barcelona ao Santos (o que renderia ao fundo pouco mais de R$ 31 milhões).
No balanço patrimonial santista, divulgado no último dia 30, os valores arrecadados com publicidade são divididos entre três departamentos. Graças ao acordo com o Barça, o futebol amador é o que teve a maior receita: R$ 24 milhões. Na sequência aparece o futebol profissional, com R$ 17,7 milhões, e clube social, administrativo e outros esportes, com R$ 13 milhões.
Mesmo que o contrato não envolva um contrato de patrocínio, (...) esta é a que mais se aplica às receitas estabelecidas no contrato firmado entre Santos e Barcelona
Trecho da nota oficial enviada pelo Santos
Segundo a assessoria de imprensa do Santos, em nota enviada à reportagem do GloboEsporte.com, a empresa responsável por auditar o balanço patrimonial do clube analisou a parceria e a inseriu "em uma das subdivisões da rubrica de patrocínio, mesmo que o contrato não envolva um contrato de patrocínio, pois esta é a que mais se aplica às receitas estabelecidas no contrato firmado entre Santos e Barcelona, uma vez que não ocorreu efetivamente qualquer negociação de atletas ou direitos para constar rubrica de receita com venda de jogadores."
Com esse dinheiro do Barcelona, o valor recebido pelo departamento de base santista é maior do que o arrecadado pelo futebol profissional. Sem patrocínio master desde o início de 2013, as rendas de publicidade do time principal são de acertos específicos para determinados jogos e outras parcerias que possam ser incluídas neste item do balanço anual, como contratos para estampar as demais partes do uniforme (manga, omoplata, colarinho).
Com os valores obtidos em 2013, os santistas ficam atrás apenas do Corinthians no ranking dos clubes em receita de publicidade. O rival obteve R$ 60,1 milhões. Já o Flamengo aparece em terceiro, com R$ 53,3 milhões. O São Paulo é o quarto, com R$ 33 milhões. O Palmeiras é o que menos arrecada entre os grandes paulistas: é apenas o oitavo da lista (R$ 24,5 milhões).
Veja o ranking dos clubes em receitas de publicidade em 2013:
Corinthians - R$ 60,1 milhões
Santos - R$ 54,9 milhões
Flamengo - R$ 53,3 milhões
São Paulo - R$ 33 milhões
Internacional - R$ 31,2 milhões
Vasco - R$ 26,3 milhões
Atlético-MG - R$ 25,4 milhões
Palmeiras - R$ 24,5 milhões
Grêmio - R$ 24,2 milhões
Cruzeiro - R$ 22,6 milhões
Fluminense - R$ 20,9 milhões
Botafogo - R$ 17,6 milhões
* Bruno Giufrida colaborou sob supervisão de Adilson Barros e Juliano Costa

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