sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

situação aparentemente controlada na Penitenciária Agroindustrial São João (PAI/SJ), em Itamaracá

Seres divulga nome dos mortos em rebelião na PAI, em Itamaracá




Foto: Wagner Oliveira/DP/D.A Press
Foto: Wagner Oliveira/DP/D.A Press

Mesmo com a situação aparentemente controlada na Penitenciária Agroindustrial São João (PAI/SJ), em Itamaracá, por volta das 16h, ainda se ouviram tiros dentro da unidade. A Secretaria de Ressocialização de Pernambuco divulgou o nome dos mortos após o motim desta quinta-feira (13). Valmir Antônio da Silva e Dinavan de Oliveira da Silva foram assassinados durante a rebelião. Não foi divulgado idade e crimes pelos quais respondiam. Assistentes sociais também divulgaram o nome dos seis feridos para os familiares que se concentravam na porta do presídio.

Foto: Wagner Oliveira/DP/D.A Press
Foto: Wagner Oliveira/DP/D.A Press
A maioria dos feridos só teve escoriações leves e dificuldade respiratória por conta da fumaça inalada e foi socorrida para o Hospital Miguel Arraes. Os detentos que morreram ainda foram socorridos para a UPA de Igarassu, mas já deram entrada na unidade sem vida.

Os pacientes do Hospital Miguel Arraes são: Jaílson Souto Maior de Assis, de 24 anos, e Marcelo José da Silva, 32, que estão estáveis, realizaram exames e aguardam avaliação médica. Edmilson Ferreira de Santana, 24, Gleibson Marques da Silva, 27, e Sidney Francisco de Reis Correia, 25, que também estão estáveis, com escoriações, aguardando nova avaliação médica. E Joseilson (nome incompleto), 40, que passou por cirurgia no abdômen, permanece estável e será reavaliado posteriormente.

Após a rebelião, que começou na manhã desta quinta-feira (13), o promotor da Vara de Execuções Penais (VEP), Marcellus Ugiette, confirmou as mortes e disse que o cenário é de destruição. Atualmente, a unidade abriga 1.870 presos, mas tem capacidade para 650.

Por conta da rebelião, a unidade permanece sem energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário