quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Fraude em CNHs no Detran/AL tem ramificação em mais 2 estados 40 pessoas teriam comprado a documentação falsa.

Fraude em CNHs no Detran/AL tem ramificação em mais 2 estados

40 pessoas teriam comprado a documentação falsa.

Operação também prendeu despachante e vereador por Branquinha envolvidos em fraudes de documento de CNH


Dois funcionários do arquivo do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL) identificados pela polícia como Valdir Cardoso Lins e Antônia Maria dos Santos, além do despachante Vicente Ferreira da Silva, conhecido como "Repolho", e o vereador por Branquinha Francisco Pereira da Silva, o "François", foram presos nesta quarta-feira (27) em uma operação da Polícia Civil (PC), como informou, com exclusividade, o TNH1. A operação foi comandada pela delegada Ana Luiza Nogueira da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic),
De acordo com as investigações, os funcionários são do Departamento de Arquivo do Detran e falsificavam documentos para “esquentar” carros roubados e falsificar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Segundo Ana Luiz Nogueira, os acusados vão responder pelos crimes de  falsificação de documento público, corrupção passiva, inserção de dados falsos em sistema de informações e formação de quadrilha.
Detran
A assessoria de comunicação da PC não quis comentar a operação e afirmou, apenas, que o órgão se pronunciaria quando a operação for encerrada. Ainda segundo o que apurou o TNH1, policiais civis tentam prender mais uma pessoa ligada à fraude nos cofres públicos do estado.
Já a assessoria de comunicação do Detran afirmou que espera que a PC se pronuncie publicamente sobre a operação para, só então, emitir nota sobre o assunto. Porém, confirmou que os funcionários alvo da operação são de carreira no Detran, mas não divulgou os nomes.
Além disso, a assessoria do Detran disse que a Polícia Civil não esteve no órgão nesta quarta-feira e que nenhuma prisão havia sido feita na sede do órgão.
“Se houve prisão de funcionário, ela não aconteceu dentro do Detran. Também não sabemos quem são os funcionários, embora podemos dizer que são de carreira no órgão. Por tudo isso, nos reservamos o direito de só pronunciarmos oficialmente sobre a operação quando a PC assim fizer”, disse a assessoria do Detran.
As investigações, segundo a delegada, foram iniciadas a partir da constatação de uma substancial elevação da emissão e renovação de CNHs nos últimos seis meses, observada no Detran de Maceió e em Ciretrans de cidades da Zona da Mata alagoana.
Também de acord com as investigações, o vereador Francisco e o despachante “Repolho” serviam de intermediários entre as pessoas que queriam obter a carteira de motorista de forma fraudulenta e os servidores do departamento de trânsito, que recebiam dinheiro do esquema.
As CNHs saíam do Detran de forma legal, depois que os referidos servidores alteravam os dados no sistema de arquivos do órgão. “Eles inseriam dados falsos no cadastramento de prontuário único”, explicou a delegada.
Pelo que foi apurado, a organização criminosa é especializada em fraudar a emissão de CNHs, havendo na investigação centenas de procedimentos administrativos instaurados pelo próprio Detran.


27/11/2013 17h14
Luciano Milano


Nenhum comentário:

Postar um comentário