quinta-feira, 18 de julho de 2013

A dispensa do Papa pelo uso de blindagem no papamóvel não inviabilizará a segurança do pontífice.

Mascarados não poderão entrar na missa do Papa em Guaratiba, Rio

General do Exército afirma que local não é adequado para 'atitudes hostis'.
Cerca de 1,2 mil homens atuarão no local da missa; no total serão 13.700.



Avião com papamóvel chega ao Rio. Cargueiro da FAB desembarcou com dois veículos para o pontífice. (Foto: Ide Gomes/Frame/Estadão Conteúdo)Cargueiro da FAB já trouxe ao Brasil 2 papamóveis
(Foto: Ide Gomes/Frame/Estadão Conteúdo)

O general do Exército José Alberto da Costa Abreu, da Coordenadoria de Defesa de Área do Rio de Janeiro, disse nesta quinta-feira (18) que todas as áreas serão cobertas na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e que pessoas mascaradas ou com os rostos cobertos serão impedidas de entrar no Campo da Fé, em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, no dia em que o Papa Francisco vai celebrar uma missa no local.
"Os mascarados serão impedidos de entrar. Não é um espaço, lá em Guaratiba, para que um elemento em atitude hostil, utilizando uma máscara, possa entrar. Não vamos permitir que isso aconteça", afirmou o general.
Costa Abreu detalhou o esquema de segurança da visita do Papa ao Brasil em uma coletiva de imprensa no Forte de Copacabana, na Zona Sul. Foram apresentadas as ações de apoio do Governo federal à JMJ, que tem início na terça-feira (23).
Em diversas manifestações ocorridas no Rio de Janeiro e em outras capitais brasileiras desde junho, pessoas cobrindo o rosto foram vistas nas ruas, parte delas responsáveis por atos de vandalismo em meio a protestos pacíficos. Em muitos casos, eles são influenciados pela "Black Bloc", estratégia de manifestação que se autodenomina anarquista e prega a desobediência civil nas redes sociais (saiba mais sobre a tática).
Na noite de quarta (17), uma manifestação no Leblon, Zona Sul, próximo ao prédio do governador Sérgio Cabral, que ocorreu pacificamente na maior parte do tempo, terminou em confronto e atos de vandalismo nos bairros Leblon e Ipanema. Imagens do Bom Dia Brasil mostram atos de vandalismo. Agências bancárias e caixas eletrônicos foram atacados, lojas foram saqueadas e fogueiras foram feitas com lixo e papel. O Batalhão de Choque da Polícia Militar utilizou dezenas de bombas de gás para dispersar o protesto.
Nesta manhã, Cabral convocou uma reunião de emergência no Palácio Guanabara para discutir a atuação das forças de segurança nas manifestações. Depois do encontro, o secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, afirmou que "não há um manual" de segurança de como atuar em situações de "turba ou confusão" 
"Existem protocolos e maneiras de você atuar dentro de manifestações planejadas. Não há um protocolo no mundo para se atuar em turba ou confusão", disse o secretário 

Papamóvel sem blindagem
Para o general José Alberto da Costa Abreu, a dispensa do Papa pelo uso de blindagem no papamóvel não inviabilizará a segurança do pontífice. "Claro que o Papa não vir com veículo blindado é uma preocupação. Mas é uma escolha pessoal dele. Ele prefere utilizar o Papa móvel aberto, não gosta de se deslocar de helicóptero pela cidade. Se fosse tudo blindado seria mais cômodo para nós. Nossa missão é bem clara, garantir a realização do evento e a segurança do Papa", afirmou

Nenhum comentário:

Postar um comentário