Incêndio deixa mais de 160 mil pessoas sem água em Alagoas
Um incêndio no quadro de comando do Sistema de Captação do Salgado na madrugada desta segunda-feira (15), no município de Delmiro Gouveia, provocou a interrupção no abastecimento de água em pelo menos seis cidades do Sertão. O detalhe é que o acidente, que danificou a parte elétrica da rede de abastecimento, contribui apenas para agravar ainda mais o problema da seca nos municípios.
De acordo com a Casal, técnicos trabalham desde o início da manhã para restabelecer os equipamentos danificados, no entanto, a previsão é de que apenas o município de Delmiro Gouveia tenha o abastecimento restabelecido ainda nesta segunda, já no final do dia. Segundo a estatal, o fornecimento de água para as cidades de Água Branca, Inhapi, Canapi, Pariconha e Mata Grande só deve ser normalizado na terça-feira (16).
As seis cidades, aliás, estavam na lista publicada pelo governo, no Diário Oficial, no início do ano, que alertava para a situação de emergência em 37 cidades atingidas pela seca em Alagoas.Governo decreta emergência em 37 cidades afetadas pela seca em Alagoas
Em Murici, no entanto, onde duas bombas amanheceram queimadas, o problema da falta d’água é ainda maior. A companhia prevê que a situação apenas seja solucionada na próxima quinta-feira (18). Enquanto isso, a Casal afirmou que um carro-pipa está sendo enviado ao município para amenizar o “clima de seca”.
De acordo com dados do último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os dois problemas atingem uma população de 164.293 alagoanos.